iBOM | Língua da Tabatinga é tema da pesquisa de Mateus Miranda



140x140
Bom Despacho (MG), 20 de novembro de 2017

Língua da Tabatinga é tema da pesquisa de Mateus Miranda

Publicado em 12/11/2017 18:02:09

O bom-despachense Mateus Miranda - bacharel em Letras e pesquisador da Faculdade de Letras da UFMG – apresentou na última semana uma parte do trabalho de pesquisa que desenvolve na universidade em conjunto com a professora Sônia Queiroz, também de Bom Despacho. Seu trabalho foi mostrado no III Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais (III Diverminas), realizado pela UFMG de 8 a 10 de novembro.

No evento, Mateus expôs o trabalho “Tipura aí: a preservação de um léxico de base africana em Minas Gerais”. Segundo Miranda, seu objetivo “é mostrar que palavras de base africana provenientes da língua da Tabatinga são preservadas na cidade pelos moradores do Ana Rosa, comerciantes da cidade e músicas escritas na língua”. O minidocumentário “A língua da Tabatinga: ontem e hoje", gravado por Mateus no ano de 2016 em Bom Despacho – junto com Gabriel Santana – também foi exibido no evento.

Segundo Mateus, seu próximo passo “será o desenvolvimento de projetos, nas escolas de Bom Despacho, que buscam resgatar a história e estimular a aprendizagem de mais palavras que fazem parte da língua, preservando esta riqueza imaterial, expressa na arte, nas tradições, nos saberes e na cultura da nossa cidade”.



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.