iBOM | Rodízio de água foi temporariamente suspenso na cidade



140x140
Bom Despacho (MG), 22 de outubro de 2017

Rodízio de água foi temporariamente suspenso na cidade

O secretário Denis Carvalho: população deve economizar água; multa por desperdício permanece
Publicado em 07/10/2017 08:54:48

Na quinta, 5/10, a Copasa suspendeu temporariamente o rodízio de água em Bom Despacho. A suspensão ocorreu depois das chuvas dos dias anteriores, que recuperaram parcialmente o volume do Rio Capivari, de onde a concessionária retira a maior parte da água que abastece a cidade. No comunicado informando a suspensão do rodízio, a Copasa pediu “o apoio de toda a população para o uso consciente da água, evitando desperdícios”.

Segundo o secretário de Administração, Denis Carvalho - nomeado interventor na Copasa de Bom Despacho - na última semana o abastecimento foi “praticamente normalizado”, mas o racionamento pode voltar a qualquer momento dependendo da quantidade da chuva. “Por isto é importante que a população economize água”, destacou Carvalho.

De acordo com o último boletim diário sobre o abastecimento, publicado pela Prefeitura de Bom Despacho, já foram perfurados 8 poços artesianos. Metade deles não deu água. Da outra metade estão jorrando 30,2 litros de água por segundo, mas esses poços ainda não foram interligados á rede de distribuição. Outros 4 poços estão sendo perfurados. Além disso, caminhões-pipa continuam buscando água no Rio Lambari para ampliar a oferta de água na cidade.

Multa por desperdício

A lei municipal que prevê multa para consumidores que desperdiçarem água tratada continua em vigor. Segundo Denis, quem flagrar situações de abuso e desperdício deve ligar para a Ouvidoria Municipal (0800-285-3737). A Prefeitura enviará um fiscal ao local indicado para autuar o infrator.

Rescisão de contrato

A Prefeitura de Bom Despacho já admite que poderá encerrar o contrato com a Copasa e criar o serviço autônomo de água e esgoto. “A Copasa não tem demonstrado capacidade de fazer os investimentos necessários e nem de atender adequadamente aos bom-despachenses. Por isto estamos estudando a possibilidade de criar uma empresa municipal para cuidar do abastecimento de água em Bom Despacho”, finalizou Denis.



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.