iBOM | A água está no fim e Copasa deve iniciar racionamento em BD



140x140
Bom Despacho (MG), 22 de outubro de 2017

A água está no fim e Copasa deve iniciar racionamento em BD

Leito do Capivari seco: Copasa retira toda a água do rio para abastecer a população de Bom Despacho. Racionamento é iminente.
Publicado em 12/08/2017 17:30:58

É gravíssima a situação do abastecimento de água em Bom Despacho. Se não chover nos próximos dias, antes do final de agosto a Copasa deve iniciar racionamento e rodízio no fornecimento de água para a cidade. Essa medida será necessária a partir do momento em que o consumo de água da cidade for maior que a vazão do rio.

Atualmente, toda a água que corre no Capivari está sendo sugada para abastecer os bom-despachenses. Tanto que abaixo da represa da Copasa o rio simplesmente seca. Ficam apenas pequenos poços de água parada.

O pior é que o volume de água que chega na represa está caindo rapidamente. Na quinta-feira, 3 de agosto, ainda passava água por cima da barragem. Cinco dias depois da água já estava a 17 cm abaixo da barragem.

O Capivari ainda volta a ter água mais abaixo porque depois do ponto de captação da Copasa existem pequenas nascentes e córregos que ainda jogam pouca água no leito do rio. Na Lajinha, por exemplo, que está mais abaixo, corre só um pequeno filete de água em meio às pedras da antiga cachoeira existente no local.

Caminhões pipa

Tentando conseguir mais água, a Copasa está furando nove poços artesianos em Bom Despacho. Um deles fica ao lado da estação de captação do Capivari, mas até agora o poço não produziu praticamente nada. Se os poços continuarem secos, a Copasa terá de usar caminhões pipa para buscar água no Rio Lambari. O problema é que o Rio Lambari também está cada dia mais seco.



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.